
Na oportunidade foi-nos explicado um pouco do destino que é dado ao lixo, tanto orgânico, como os recicláveis e que nosso país produz cerca de 260 mil toneladas de lixo por dia e que somente 2% do total, cerca de 5.200 toneladas, é reciclado. E para onde vai o resto? 75% vai para os lixões, 13% vai para os aterros controlados e 10% vai para os aterros sanitários. A melhor maneira para mudar esse quadro seria primeiro reduzir o lixo e segundo, reciclar tudo o que dá para reciclar. Porém, para que a reciclagem seja possível é preciso descartar o lixo da forma correta. São atitudes que ajudarão a preservar o meio ambiente e reduzir a quantidade de lixões que só provocam doenças.

Também nos foi apresentada que a “Regra dos Três Erres” seria a solução para melhorar o problema, segundo os especialistas.
- Reduzir os padrões sociais de consumo;
- Reutilizar tudo aquilo que for possível antes de pensar em colocar no lixo;
- Reciclar. É o único modo de diminuir a quantidade de lixo que precisa ser descartada em lixões e parte dela acaba poluindo os rios e o mar.
Pudemos observar que grande parte de toda a responsabilidade começa justamente da forma como ocorre o descarte do mesmo. Aprendemos que antes do descarte temos a responsabilidade de separa-los e acomodarmos em sacos separados para que sejam reutilizados de alguma forma.
Nosso principal objetivo foi nos aproximarmos da Prefeitura de São Sebastião para assim conseguirmos paulatinamente, sensibiliza-los da nossa necessidade da instalação de lixeiras ao longo da praia, assim como nas ruas do bairro.
Agradecemos a participação de todos nesse pequeno, mas importante evento, para nosso bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário