Siga-nos também por Email

DIVERSOS

A Praia de Paúba, muito aconchegante, possui apenas 450 metros de extensão, e pertence ao município de São Sebastião-SP, sendo considerada pela maioria como a mais bela praia do litoral norte paulista.

A Praia de Paúba, tranqüila e bucólica, encontra-se ao lado da agitada Praia de Maresias, dela distando apenas 1.800 metros.

Em frente à Praia de Paúba, dela distando cerca de 4 km, ou 2,2 milhas náuticas, acha-se a Laje de Maresias, viveiro natural de garoupas e lagostas.

Dois altos morros limitam a Praia de Paúba: à esquerda, o Morro da Barra, que a separa da Praia de Santiago, e, à direita, a Ponta do Sagim, que a separa da Praia de Maresias.

Peculiar característica: a Praia de Paúba é das poucas praias do litoral norte do Estado de São Paulo onde o leito da Rodovia Rio-Santos tem seu curso não junto à areia da praia, mas, sim, a cerca de 800 metros dela, preservando sua inteira privacidade.

Além da Rodovia Rio-Santos, o bairro de Paúba é praticamente envolvido pela Serra do Mar, mais precisamente pelo Morro do Caetano, local em que, nos meses de verão, a lua cheia resplandece em meio aos seus dois altos picos.

Também no verão, como se fora uma praia do Oceano Pacífico, o poente ocorre no mar. O sol, de coloração vermelha, ao se pôr, põe-se sempre com aplausos.

Quem se encontra nas areias da Praia de Paúba pode observar, no Oceano Atlântico, à esquerda, o Arquipélago de Alcatrazes, e, à direita, a Ilha de montão de Trigo, além da Laje de Maresias ao centro.

Uma das grandes atrações da Praia de Paúba está nas trilhas da Serra do Mar, permeadas por fauna e flora insuperáveis e pelas cachoeiras formadas pelo Rio Paúba.

Paúba significa vale na língua tupi. No início de sua formação, era também conhecida por Inhandupaúba. Os índios denominavam a palavra entre montanhas de Inhandu. Portanto, Inhandupauba designa vale entre montanhas. Outra versão para o significado da palavra Paúba: árvore apropriada para fazer canoa.

No canto esquerdo da Praia de Paúba, o Rio Paúba deságua no mar, criando o belo contraste do encontro da água doce com a salgada.

Marcas permanentes da Praia de Paúba: mar calmo e limpo, areias muito brancas e macias e vegetação exuberante.

Nas águas do mar de Paúba predominam garoupas, lagostas, tainhas, cavalas, anchovas, bonitos, sororocas e espadas.

Águas perfeitas para a pesca submarina, a pesca com vara, os mergulhos, as filmagens subaquáticas e a prática do esqui, do surf e do windsurf.

A pesca artesanal, a banana, o coco e a mandioca representam o sustento do caiçara, que lá ainda conserva e cultiva os hábitos seculares adquiridos de seus ancestrais.

O verde da vegetação exuberante contrasta com o profundo azul do céu e do mar, emprestando à paisagem um visual inesquecível.

A ambientação é a de vila de pescadores, plenamente preservada da corrida imobiliária.

Dista, por asfalto, 185 km de São Paulo, ou 2 horas e 15 minutos de automóvel, em velocidade normal. De São Sebastião, também por asfalto, 24 km, ou 25 minutos. Da Piaçaguera-Guarujá, pela Rio-Santos, 98 km, ou 1 hora e 10 minutos.



2 comentários:

  1. Precisamos pelomenos três pontos fixos de sacolas biodegradáveis, o público ainda a grande maioria muito educados já vão jogam seus lixos em seus hotéis, mas sem dúvidas nenhuma seria uma ótima forma de acabar com os lixos ...
    E alertas sobre as tartarugas pesca ilegal denunciem
    Thauan Miguel
    thauanmiguel@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thauan.....Agradecemos seu comentário. Realmente você tem razão quando aos pontos fixos para as sacolas biodegradáveis. Estamos trabalhando para isso e em breve atingiremos este objetivo.

      Continue participando.....Lembramos que este blog não tem patrocínio financeiro e caso queira adotar uma causa, visite a página "Projeto" em nosso blog.

      Abraços

      Excluir