ÓLEO DE COZINHA E O MEIO AMBIENTE
Óleo de cozinha usado
O consumo anual de óleo de cozinha no Brasil gira em torno de 3 bilhões de litros, ou 250 milhões de litros ao mês, mas apenas 6 milhões são reciclados (ECOOLEO, 2013, ON LINE).
Existem diversas iniciativas de ONG’s (Organização Não Governamental) e empresas para o recolhimento do óleo de cozinha usado, mas ainda milhões de litros de óleo são descartados nos ralos das pias das residências e dos estabelecimentos comerciais.
Ao descartar o óleo de fritura indevidamente você está praticando um CRIME AMBIENTAL!
Um litro de óleo de fritura pode contaminar 20 mil litros de água! (o equivalente ao consumo médio de uma pessoa no período de 3 meses)
Que o óleo de fritura quando descartado incorretamente na pia acumula no encanamento e retém resíduos, entupindo a rede e o fluxo de água, tornando o ambiente propício para atrair baratas, ratos e insetos, e gerando graves problemas de higiene, mau cheiro e um gasto desnecessário com a limpeza da caixa de gordura!
Portanto, NUNCA jogue qualquer tipo de óleo diretamente no ambiente, em ralos, pias ou no solo.
O estrago ocasionado pelo descarte do óleo de cozinha usado é enorme, tanto é assim, que o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) através da sua Resolução 430 limita o lançamento de óleo nos corpos d’água em 50mg por litro de água (1 litro de óleo para 20 mil litros de água), e para os rios Classe 1, 2 ou 3, a presença do óleo deve ser virtualmente ausente.
“O óleo de cozinha usado aumenta a carga orgânica do corpo d’água aumentando o consumo de oxigênio dissolvido, contribuindo para asfixiar a vida aquática". (SABESP, 2013, ON LINE)
Para ser decomposto nos corpos d’água o óleo de cozinha usado consome por volta de 5.000 vezes mais oxigênio do que o esgoto bruto - DBO5 (Demanda bioquímica de oxigênio em 5 dias)-. Além disso, o filme flutuante de óleo de cozinha usado formado na superfície da água dificulta a troca gasosa e a oxigenação.
O óleo de cozinha usado ainda causa a proliferação de ratos e baratas, e causa a obstrução das redes de esgoto.
Pense nisso !